quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Eco Bags





Um dos acessórios mais comentados e aplaudidos ultimamente são as eco bags, sacolas politicamente corretas que visam economizar aquele monte de sacolas de plásticos usadas no shoppings e nos supermercados. O projeto “Eu Não Sou de Plástico”, idealizado pela Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente de São Paulo e coordenado pela editora de moda Lilian Pacce, reuniu mais de 100 estilistas nacionais que criaram eco bags, entre eles Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga. Logo, pode-se concluir que além de preservar o ambiente as bolsas têm um apelo fashion. Preservar o ambiente é obrigação de todos, ainda mais quando se tem a informação de que cada sacola plástica demora cerca de 100 anos para se decompor.
Mas existe a questão da praticidade: quantas eco bags um consumidor teria de levar ao supermercado para fazer compras da semana? Enquanto com sacolas plásticas gastamos em volta de 30, as bolsas ecológicas teriam de ser no mínimo 15, número que não encoraja muitas pessoas a carregar estas bolsas até os supermercados. O problema é como guardar carnes, congelados e frutas em bolsas de lona.
Os defensores das eco bags argumentam que a falta de praticidade compensa com o número de sacolas plásticas que não precisariam mais serem fabricadas. Atualmente, os supermercados possibilitam a seus consumidores a devolução das sacolas plásticas depois de utilizadas nas compras. Mas nem todos sabem disto e, principalmente, a maioria das pessoas não volta ao local somente para deixar as sacolas para posterior reciclagem. 90% são jogadas no lixo e não são recicladas. Além disso, para cada sacola produzida, emite-se 0,0625 Kg de CO2 para a atmosfera, considerando a sua produção e transporte. Se uma pessoa consome, ao mês, 20 sacolinhas, em um ano, terá contribuído com a emissão de 15 Kg de CO2 (fonte: Toyota, fabricante de carros e que distribuiu este ano eco bags a seus clientes).
Portanto, é válido fazer um sacrifício e carregar muitas eco bags até às compras do que contribuir para a emissão de 15Kg de CO2. Nem tudo é praticidade.

Este é um video feito por estudantes de Publicidade, que tentam conscientizar as pessoas sobre os benefícios trazidos pelas eco bags:

Nenhum comentário: